
FOTOGRAFIA ANALÓGICA E PROCESSOS EXPERIMENTAIS
Ao longo de quatro meses, os alunos desenvolverão habilidades técnicas enquanto refletem sobre a estética e poética da imagem no mundo contemporâneo através de atividades práticas, como o manuseio de câmeras analógicas, revelação de filmes em laboratório e criação de cianótipos. O curso é voltado para iniciantes e praticantes que buscam explorar a fotografia de forma criativa e experimental, tendo a materialização como ponto de partida para repensar a produção de imagens autorais.
Objetivo geral do curso:
Resgatar o envolvimento nos processos lentos, e possivelmente falhos, que envolvem a fotografia analógica, explorando sua materialidade como potência criativa na produção de imagens autorais.
Metodologia
A metodologia do curso combina teoria, prática e experimentação, promovendo uma abordagem integral ao aprendizado da fotografia analógica e de técnicas experimentais. Os participantes serão introduzidos aos fundamentos históricos, técnicos e operacionais, explorando a materialidade do processo e o uso criativo do erro. Através de atividades práticas, como o manuseio de câmeras analógicas, revelação de filmes em laboratório e criação de cianótipos, os alunos desenvolverão habilidades técnicas enquanto refletem sobre a estética e poética da imagem no mundo contemporâneo. Serão propostas dinâmicas de grupo e discussões que incentivam a troca de ideias, culminando na produção de projetos individuais que dialoguem entre si, uma curadoria coletiva e mini-exposição final, consolidando o aprendizado e destacando o potencial artístico e criativo das obras criadas ao longo do curso.
Ementa resumida
Introdução à fotografia analógica
História e Fundamentos da Fotografia Analógica
Funcionamento da Câmera Analógica
Tipos de Filmes e Escolhas Criativas
Composição e Exposição na Fotografia Analógica
Introdução ao Laboratório Fotográfico
Revelação de Filmes Preto e Branco - Tradicional e Experimental
Introdução à ampliação em cianotipia e processos alternativos
Cianotipia na prática
Processos de tonalização em cianotipia
Escolhas poéticas de intervenção manual em imagens
Proposta de trabalho individual
Exposição de trabalhos no final do curso
MINISTRADO POR
Amanda Monasterio (1999) é artista visual, arte educadora, laboratorista, e se utiliza da fotografia experimental como principal linguagem. Apropriação de arquivo de família, múltiplas exposições em filme fotográfico e experimentações por meio de processos alternativos de revelação e ampliação são o que traçam marcas de temporalidades difusas em suas imagens. Suas obras já participaram de mostras, exposições e festivais nacionais, além de publicações impressas.
VALORES
R$ 480,00 por mês


DATAS
Duração: 07/05 a 20/08
Quartas: 9 às 11h


Se increva por aqui
Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco através do WhatsApp para efetuar a sua inscrição.
(21) 99727-6775
gavea.arte@gmail.com

