Bioarte, Ecoarte e Technoarte: Encontros entre Ciência e Arte

Bioarte, ecoarte e technoarte são práticas artísticas que se encontram na interseção entre arte, ciência e tecnologia, cada uma com abordagens distintas. O Brasil tem artistas incríveis que exploram essas linguagens de forma inovadora e impactante.

ARTE CONTEMPORÂNEA

Roberta Stamato

3/25/20252 min read

O que é Bioarte?

A bioarte utiliza organismos vivos (bactérias, fungos, células, plantas, DNA, insetos, entre outros) como colaboradores artísticos. Ela pode abordar questões éticas, filosóficas e estéticas sobre biotecnologia e engenharia genética.

Um dos principais representantes da bioarte no Brasil é Eduardo Kac, conhecido pelo projeto GFP Bunny, um coelho transgênico fluorescente. O artista define sua obra como "uma arte transgênica que envolve a criação do coelho verde fluorescente por meio da incorporação de uma proteína, o diálogo público gerado pelo projeto e a integração social do animal". (Saiba mais aqui).

O que é Technoarte?

A technoarte utiliza tecnologias emergentes como inteligência artificial, robótica, computação, sensores e eletrônica para criar arte.

Um exemplo notável é o coletivo Cesar & Lois, que explora a relação entre humanidade e natureza, combinando tecnologia, sistemas biológicos e sociais. Formado pelo brasileiro Cesar Baio e pela californiana Lucy HG Solomon, o grupo colabora com cientistas e pesquisadores em diversos projetos.

Entre suas obras está Culturas Degenerativas, uma instalação interativa onde livros físicos servem como substrato para o crescimento de um organismo (Physarum Polycephalum), analisado por um programa de visão computacional que replica seu comportamento em um algoritmo generativo. (Veja mais aqui).

Convergência entre Bioarte, Ecoarte e Technoarte

Embora distintas, essas três formas de arte podem se complementar, criando uma abordagem híbrida que conecta biologia, ecologia e tecnologia.

Se você se interessa pelo assunto, não pode perder o Curso de Bioarte e Ecoarte no Arte Gávea em abril.

Roberta Stamato, bioartista e mestre em fotografia e design visual pela NABA, será a professora do curso, trazendo uma abordagem ampla e aprofundada sobre essas práticas artísticas inovadoras.

O que é Ecoarte?

A ecoarte aborda questões ecológicas e ambientais por meio da arte. Pode ter um caráter ativista, sustentável e regenerativo, promovendo a conscientização ambiental. Embora ecoarte e bioarte nem sempre sejam sinônimos, elas frequentemente se encontram.

Um exemplo é o artista João Machado, que trabalha com bioarte, ecoarte e technoarte. Suas obras incluem colaborações com abelhas nativas e projetos de conscientização ambiental, como Arquiteturas para Abelhas Nativas, onde ele cria abrigos para incentivar a propagação desses insetos. (Conheça mais sobre o trabalho dele).